Grupos de Trabalho da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã

A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, através do seu portal, pretende reunir e disponibilizar informação sobre os projetos de ciência cidadã em curso em Portugal, incluindo informação sobre as entidades ou cidadãos responsáveis por cada projeto. Para participar num projeto deverá contactar diretamente os seus responsáveis.

Acreditamos que grande parte da sustentabilidade da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã estará assegurada através da ação dos/as seus/suas associados/as que, de uma forma mais estruturada, poderá ser concretizada através de grupos de trabalho. 

Se quiser fazer parte de algum destes grupos de trabalho ou criar um novo grupo de trabalho entre em contacto connosco, através do email: redeccpt@gmail.com

 

EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

As vantagens de associar a comunicação e a educação das ciências são há muito conhecidas, nomeadamente através de ciência cidadã, ajudando a diminuir o fosso entre investigação científica e educação. Assim, envolver educadores em ciência cidadã é um caminho natural, potenciado pelo “efeito-escola” e “efeito-educador” nos estudantes, mas também na restante comunidade escolar. Como tal, promover uma relação estruturante entre a ciência cidadã, a escola e entidades não formais de educação (como bibliotecas, museus e centros de ciência) é uma das visões deste grupo de trabalho.

Responsáveis: Ilídio André Costa

Contacto: ilidioandrecosta@astro.up.pt

 

SAÚDE

A Ciência Cidadã na área da saúde tem vindo a afirmar-se em Portugal como uma abordagem de investigação com expressão e relevância crescentes, evidenciando um forte potencial para o reforço da literacia científica e da literacia em saúde.

O envolvimento dos cidadãos ao longo de todo o percurso de investigação constitui uma ambição central da Ciência Cidadã, cujos benefícios ultrapassam os desafios inerentes à sua implementação, com impactos positivos na saúde individual e pública, bem como numa participação mais informada e consciente na definição de políticas públicas de saúde.

Neste enquadramento, o Grupo de Trabalho Saúde da Rede Nacional de Ciência Cidadã visa promover e consolidar iniciativas que potenciem esse envolvimento, reforçando a articulação entre investigadores da área da saúde e cidadãos.

O Grupo de Trabalho propõe-se, assim:

a) fomentar o diálogo e a colaboração entre investigadores da área da saúde e cidadãos;

b) promover o desenvolvimento conceptual e a disseminação de informação, estratégias, metodologias e recomendações no âmbito da Ciência Cidadã na saúde;

c) reforçar a visibilidade, a valorização e a projeção nacional e internacional dos projetos portugueses de ciência cidadã na área da saúde.

Responsáveis: Sílvia Silva, Rosa Silva, Elaine Santana, Catarina Seabra, Rui Madeira

Contacto: silviasilva@ese.uc.pt

 

BOAS PRÁTICAS, FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

O fortalecimento da comunidade de prática da ciência cidadã passa pela construção colaborativa de conhecimento sobre como fazer, investigar e integrar ciência cidadã com rigor, inclusão e impacto. Este grupo de trabalho tem como objetivo promover a qualidade e sustentabilidade da ciência cidadã em Portugal através de: a) partilha e identificação de exemplos de boas práticas existentes; b) compilação, desenvolvimento e curadoria de recursos de apoio à comunidade de ciência cidadã, criando pontos de entrada e encontro a disponibilizar na plataforma da RPCC; c) criação de oportunidades de formação e capacitação para investigadores, educadores, mediadores, cidadãos e organizações; d) promoção de parcerias entre diferentes atores para partilhar recursos, experiências e construir capacidade na ciência cidadã.

Responsáveis: Maria Vicente, Cristina Luís

Contacto: mvicente@cienciaviva.pt, cmluis@gmail.com

x
This website is using cookies. More info. That's Fine